Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

domingo, 17 de junho de 2012

Retrospectiva

Feliz 2012!!! Querida(o) Irmã(o) estamos começando mais um ano em que: “O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros, para promulgar o ano da graça de Javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião, para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume de festa, seu abatimento em roupa de gala. Eles serão chamados de carvalhos da justiça, plantação de Javé para a sua glória. Eles reconstruirão as ruínas antigas, erguerão novamente em pé os velhos escombros. Renovarão as cidades arruinadas e os escombros de muitas gerações” (Is 61, 1-4).

Quero iniciar esse ano falando de algo muito usado pela imprensa, nesse período do ano: retrospectiva. Normalmente os meios de comunicação utilizam-se de programas, com duração média de 60 minutos, onde narram os “fatos mais importantes do ano no Brasil e no mundo”. Esse tipo de programa é muito interessante, pois traz à nossa vista várias notícias que ocorreram no período. Mas como todo programa, independente de emissora ou característica, as retrospectivas também são tendenciosas, levando ao público assuntos de interesses particulares, criando a sua verdade histórica.
Por outro lado a retrospectiva é extremamente importante, pois nos auxilia na caminhada e na construção do Reino de Deus, pois o povo que não conhece sua história não terá futuro! É dever de todos, principalmente dos cristãos, fazerem uma pausa para reverem suas atitudes e compromissos, mas devemos lembrar que a retrospectiva é para orientação e não lamentação. Infelizmente, muitos de nós ficamos presos ao passado lamentando e deixamos de enxergar as maravilhas que acontecem diariamente em nossas vidas!
Toda retrospectiva deve ser realizada com um olhar amoroso e crítico. Crítico, pois deve ser avaliado se tudo o que realizamos foi para a construção de Reino de Amor, Paz e Justiça. Amoroso, pois no passado deixamos amores vividos ou não conquistados, familiares e amigos que foram para junto de Deus, e os erros cometidos, que quando reconhecidos, são perdoados e nos auxiliam a enxergarmos o grande amor de Deus. Outra característica positiva da retrospectiva é que ela nos ajuda a enxergarmos novas decisões para problemas antigos, e até o presente momento sem solução.

Diferente dos meios de comunicação, a retrospectiva não deve ser apenas no fim do ano, mas em todos os dias, pois, assim sendo, facilita as nossas respostas na defesa da vida. Ela deve levar em consideração todos os momentos que vivemos, desde o simples abrir dos olhos ao despertar, passando por todos os detalhes do dia, principalmente aqueles que não acreditamos que tenham valor, o momento de diálogo com nosso Pai amoroso e a nossa Mãezinha do céu, até do nosso recolhimento para o descanso do corpo. Valorizar perfeitamente a cada um desses momentos faz com que enxerguemos a presença e a atuação de Deus em nossas vidas.
Que o ano de 2012 traga muitas alegrias e que tenhamos coragem e disponibilidade para suplantarmos as grandes dificuldades, e presenciarmos a alegria em servir a Deus! Mãos à obra!
Beijos da Paz e SALVE MARIA!!!!
Hernane M. Ferreira