Nos dias atuais é muito fácil constatar a organização dos jovens em grupos nas grandes metrópoles. Os avanços da tecnologia informática, a criação de redes sociais de interesses comuns e a facilidade de acesso às informações favorecem os grupos de jovens a organizarem-se e compartilharem experiências. A essas organizações os sociólogos dão o nome de Tribos Urbanas.
As Tribos Urbanas podem ser caracterizadas através de suas ideologias, vestimentas, apreço musical, poder aquisitivo, opção religiosa, opção sexual, entre várias outras opções. Desta forma uma pessoa pode, ao mesmo tempo, pertencer a uma ou várias tribos urbanas. Apesar de alguns sociólogos afirmarem que a ideologia política não formaria uma tribo urbana, podemos perceber que a realidade é bem diferente, principalmente quando nos deparamos com um grande grupo de jovens ligado ao discurso de Che Guevara3 ,por exemplo.
A falta de evangelização, da aproximação dos cristãos e até mesmo das famílias podem ser utilizadas como justificativas para a existência dessas tribos urbanas e de outras associações no mundo todo. Mas percebe-se que essa afirmação é contraditória, pois todas as Igrejas Cristãs, se valem dessas organizações, as tribos urbanas, para uma aproximação junto aos jovens.
O conhecimento das diversas tribos urbanas ajuda na formação do caráter do jovem, mas é importante salientar que esse estudo deve ser acompanhado e com o entendimento de seus familiares. A abertura total e sem limites para a participação e/ou a condenação sem conhecimento de causa da tribo urbana levam ao um desvio de caráter no jovem. Esse desvio de caráter causará problemas ao mesmo, e podem levar anos para serem sanados. Como o nosso desejo é buscar uma aproximação e a evangelização da tribo urbana conhecida como Carecas do ABC, torna-se importante apresentarmos a história da formação desse grupo.
____________________
3 Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Rosário, 14 de junho de 1928 - La Higuera, 9 de outubro de 1967), foi um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. Um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959). Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária, impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. Extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara em 17 de outubro de 2011 às 16h44.