Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Carta a Teófilo

Caríssimo Irmão Teófilo[1]
Espero que quando essa carta chegar às suas mãos o encontre com saúde e repleto da paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Escrevo-lhe para agradecer por mais esse ano de caminhada! Levamos o Cristo em muitas visitas domiciliares às famílias, aos irmãos enfermos e aos que perderam seus parentes e amigos, entre tantas outras visitas. Tivemos oportunidade de juntos aprendermos um pouco mais sobre o projeto de Deus através das formações, reuniões e encontros. Participamos de muitas celebrações, festas, procissões, romarias, sempre com o intuito de exaltar em alta voz: Deus seja louvado! Quanta alegria!
Essa carta também serve para lembrar-lhe que em breve iniciaremos mais um ciclo litúrgico, mais um ano em nossa vida Cristã onde enxergamos inúmeras possibilidades! Entretanto, nossa consciência nos cobra isso, teremos que enfrentar antigas limitações que teimam em nos acompanhar, devido aos vícios que adquirimos.
Nesses últimos anos, principalmente nesse em que o temor apoderou-se de nós, presenciamos enorme crescimento de pessoas que sofrem nas ruas das cidades devido às perdas de seus empregos e familiares, do acesso à saúde, cultura e educação, da segurança do lar e da liberdade de pensamento, da esperança de um amanhã melhor e da credibilidade nas pessoas e sociedade. Entre tantas outras perdas...
Esses problemas levaram nossos irmãos a desviarem-se na caminhada! Alguns seguiram discursos de prosperidade financeira esquecendo-se das palavras de Jesus ao jovem rico (Mt 19,16-26). Outros seguiram por um caminho ainda pior, onde o ódio, a intolerância e o desrespeito imperam, ignorando completamente os mandamentos de Deus no Decálogo (Ex 20; Dt 5) e em sua passagem humana nas terras de Jerusalém. Outros tantos perderam a crença de que Deus está presente ao seu lado, ou até mesmo que Ele exista, devido à exaustão imposta sobre seus ombros (Mt 11,28-30).
Irmão Teófilo podemos até dizer que a culpa não foi nossa, podemos afirmar aos berros que a culpa foi de outrem, mas uma coisa, com certeza, não poderemos fazer: fugir a responsabilidade de resolver esses problemas com nossos irmãos! A evangelização depende que façamos essa reparação. Nosso Senhor nos chama a sermos samaritanos (Lc 10,25-37) e consertar aquilo que está errado em nossa caminhada.
Muitas dúvidas irão brotar em nossas mentes, tal qual o joio em meio ao trigo (Mt 13,24-30): Teremos coragem de assumir esse trabalho? Conseguiremos suplantá-los? Temos capacidade? O povo entenderá o que falaremos em Teu nome?...
Certamente que as incertezas caminharão ao nosso lado, pois é próprio do ser humano, entretanto, com a chegada desse novo ano, aumentam em nossos corações as esperanças de que teremos um período de paz e bênçãos. Lembremos que temos as graças de Deus, derramadas pelas mãos da Mãe Legionária, e que, com o nosso suor e dedicação, poderão se tornar em figos que saciarão a fome do Senhor da Vinha (Lc 13,6-9).
Nesse novo período de caminhada, encontraremos diversas oportunidades de corrigirmos os problemas, entre elas a de conversar sobre as formas de superarmos a violência, já que “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”. A de nos reunir com os jovens do mundo inteiro, Cristãos ou não, para escutarmos as necessidades e ansiedades que assolam os corações e mentes e para que saibamos oferecer-lhes aquilo que temos de melhor: o amor de Cristo por todos nós! Outra possibilidade é a que devemos caminhar pelo mundo levando a luz e o tempero do amor de Cristo às pessoas que encontrarmos na caminhada.
Irmão Teófilo me perdoe, pois quase esqueci que nesse novo ano teremos que “dar a César o que é de César” (Lc 20,20-26). Unamo-nos em permanente oração para que nossos preconceitos, incompreensões, intolerância, egoísmo, enfim que todas as nossas limitações sejam arrancadas dos nossos corações para superarmos a “cultura do par ou impar” e que as nossas contribuições nas urnas sejam pautadas pelo Evangelho e voltarmos a viver como a comunidade primitiva (At 2,42-47).
Caro irmão Teófilo, teria muito mais a lhe escrever, mas o espaço físico não me permite fazê-lo! Em breve espero escrever-lhe novamente e com novidades alegres e aguardo as notícias que podeis me enviar, pois elas serão de extrema alegria para todos nós. Os que comigo estão mandam-lhe abraços fraternos e juntos estamos em oração para que “O Senhor Deus te abençoe e te guarde! Que faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Mostre para ti a sua face e te conceda a Paz!” (Nm 6,24-26).
Hernane Martinho Ferreira
Praesidium Mãe dos Pequeninos
Comitium Stella Maris – Vila Alpina/SP
Publicado no Jornal do Senatus - Ano 18 - Número 161 - Dezembro/2017 - Janeiro/2018



[1] Teófilo é derivado do grego Théophilos [de philos (amigo) e Theo (de Deus)] que significa “amigo de Deus” ou “amado por Deus”. Aquele a quem são dirigidos o Evangelho de São Lucas (1,3) e o Atos dos Apóstolos (1,1).