Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

domingo, 24 de dezembro de 2017

Solte Barrabás, Crucifique a Jesus!

“Meus irmãos, vossa fé em Nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas!” (Tg 2,1).

Amada(o) Irmã(o) que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja e permaneça conosco todos os momentos de nossa vida!
Vivemos um momento em que a economia mundial (Capitalismo Neoliberal) passa por uma grave crise. E toda vez que o lado financeiro vai mal, o “véu de santidade” das pessoas é derrubado e mostra-se o verdadeiro pensamento de muitos. Infelizmente, estamos presenciando, em todos os momentos e lugares, inúmeros ataques aos mais diversos tipos de crenças, ideias, valores afetivos e pessoais, pobres, imigrantes e migrantes, estudantes, negros e asiáticos... E o pior é quando membros da Igreja exercem esse tipo de atitude!
Quantas vezes escutamos que esse ou aquele sujeito deseja o poder... que fulaninha ou ciclaninho não tem capacidade por que nasceu naquele lugar? Quantas vezes dissemos que todos os políticos desse ou daquele partido são ladrões? Ou pensou: Ele é o pastorzinho daquela igrejinha de boteco, deve pensar apenas no dízimo? Quantas vezes justificamos os nossos erros falando que os outros também erram, ou fazem pior do que nós?
Quantas vezes ouvimos, falamos ou pensamos: “Eu sou brilhante e por isso procuro explicitar ao máximo meus pensamentos, você fala demais, ele está bêbado, pois ninguém pode pensar assim”, ou: “eu sou maravilhoso, você tem boas feições e ela não tem boa aparência”, ou ainda: “eu faço as correções necessárias na atitude das pessoas, você é estressado, desrespeitoso e inconveniente, e ela é uma velha e rabugenta” ou, a melhor de todas, em minha opinião: “eu reconsidero os meus conceitos, você é um vira-casaca e ele não cumpre com a palavra dada”.
Temos, em nossa formação cultural, um “pré-conceito” sobre tudo e todos, mesmo sobre o que não conhecemos. Esse “pré-conceito” acontece devido às várias influências que sofremos durante nossa vida e que muitas vezes nos leva a “julgar o livro pela capa” ou a dizer que “a primeira impressão é a que fica”. Entretanto, quando os nossos “pré-conceitos” geram atitudes como as acima citadas ou de discriminação, isso reflete uma questão muito preocupante: o PRECONCEITO!
O preconceito dificilmente acontece de forma escancarada. Normalmente acontece de forma bem sutil e quase imperceptível para as demais pessoas, porém quem é vítima, sofre por ser atingida na sua dignidade! Muitas vezes a vítima não consegue se defender sozinho! Devemos ter um cuidado muito grande e estarmos atentos para com esse crime, pois foi devido ao preconceito que Jesus foi levado à Cruz!
Como não podemos julgar o livro pela capa, também não podemos generalizar todas as atitudes como preconceito! A síndrome do politicamente correto também não serve de exemplo, pois exclui a formação cultural dos envolvidos, como foi o caso do escritor “Monteiro Lobato”.
A teoria da evolução existe e é verdadeira, pois todos os seres vivos evoluem, principalmente nos seus “pré-conceitos”! E que maravilha que Deus nos fez, ao permitir que compreendêssemos que deveríamos evoluir. Ele se fez presente em nossa história para que evoluíssemos! Então, aproveitemos o presente que Deus nos deu e busquemos evoluir e a viver como irmãos e irmãs, com limitações e qualidades!
Um grande abraço da Paz! E perdão pelo meu preconceito!
Hernane Martinho Ferreira
Praesidium Mãe dos Pequeninos - Comitium Stella Maris

Vila Alpina – São Paulo
Publicado no Jornal do Senatus - Edição 149 - Outubro/Novembro de 2015