Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Skinheads – Os Carecas do ABC: Um desafio a evangelização - Conclusão

Há muitos que dizem: “Senhor eu estou aqui, livra-me de todo o mal”. Há outros que dizem: “Senhor eu estou aqui disposto a te servir”. Há alguns que dizem: “Senhor eu quero te seguir”. Mas ao não fazermos o trabalho de evangelização contribuiremos para que muitos respondam: “Senhor eu não quero te ouvir”.
A responsabilidade do Cristão Católico Apostólico Romano está em apresentar o projeto de Jesus Cristo a todas as pessoas, sem exceções, conforme está escrito no livro de Marcos, capítulo 16, versículos 15 em diante:
“E disse-lhes: Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo;...”
As dificuldades descritas para a aproximação e comunicação com os Carecas do ABC, pode nos dar a falsa sensação de que esse trabalho de evangelização é impossível e que nunca “sairá do papel”. Afirmamos, novamente, que as dificuldades serão enormes e não temos como negá-las. Entretanto, com a mesma convicção das dificuldades, podemos afirmar que a proposta de aproximação e evangelização dos Carecas do ABC é plenamente possível. Devaneio nosso? Com certeza não!
O que leva-nos a tal afirmação é a própria história dos Cristãos. As perseguições, prisões, condenações, torturas e execuções que os primeiros cristãos sofreram pela Sociedade da época, ao invés de enfraquecerem e exterminarem com nossos irmãos de fé, apresentaram efeito contrário, animaram aos demais e fizeram com que muitas pessoas acreditassem na proposta de Jesus Cristo. Durante esses dois milênios da história do Cristianismo, temos inúmeros exemplos da repetição dessa história.
Temos plena consciência que a evangelização não é uma ciência exata e que os passos aqui apresentados não são simples fatores de uma multiplicação, pelo contrário, sabemos que os passos serão momentos que exigirão muita energia, estudo, dedicação, compreensão, oração e persistência. Ao mesmo tempo percebemos que há uma grande quantidade de pessoas reunidas em tribos urbanas que não conhecem o projeto de Jesus Cristo e que não podemos nos furtar ao compromisso de apresentar a eles a sua proposta.
Como legionários de Maria, encerramos esse trabalho com o compromisso de iniciarmos imediatamente ao trabalho apostólico de evangelização dos Carecas do ABC, seguindo as orientações que Maria Santíssima fez quando das Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.


Referências Bibliográficas

Marshall, George: Espírito de 69: A Bíblia do Skinhead, Editora Trama Editorial, Tradução e Notas adicionais de Glauco Mattoso
Bíblia de Jerusalém, Nova Edição, revista e Ampliada, Editora Paulus, 2002
Celan, Documento de Aparecida – Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Edições CNBB – 2007
___, Manual Oficial da Legião de Maria, 1ª Edição revisada e ampliada. 1993
CNBB, Evangelização da Juventude, Publicações da CNBB - Documento 3, Edições CNBB, 1ª Edição – 2007. Também conhecido como documento 85 CNBB.
http://www.brasilescola.com/sociologia/skinheads.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher
http://www.tribosurbanas.com/2010/12/skinheads.html#more
http://www.tribosurbanas.com/2010/11/o-que-sao-tribos-urbanas_02.html
http://www.pucrs.br/mj/subsidios-grupo_jovens-03.php
http://veja.abril.com.br/160200/p_112.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edson_N%C3%A9ris_da_Silva
http://www.dgabc.com.br/News/8420/carecas-do-abc-e-punks-sao-presos-por-tentativa-de-assassinato.aspx
http://www.legiaodemaria.org.br/2685.html
http://www.senatus.org.br/