Querida(o) irmã(o) que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja e permaneça com você! Paulo em sua carta a Tito diz: “o candidato deve ser irrepreensível, esposo de uma mulher, e seus filhos devem ter fé e não ser acusados de maus costumes nem de desobediência. De fato, sendo administrador de Deus, o dirigente deve ser irrepreensível, não arrogante, nem beberrão ou violento, nem ávido de lucro desonesto. Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, disciplinado, e de tal modo fiel a fé verdadeira, conforme o ensinamento transmitido, que seja capaz de aconselhar segundo a sã doutrina e também, de refutar quando a contradizem.” (Tt 1,6-9). Essa carta escrita a Tito, para organizar a Comunidade de Creta, é muito atual e nos auxilia a organizarmos a nossa comunidade chamada Brasil.
Não é novidade para ninguém (assim eu espero!) os escândalos que envolvem os nossos políticos. A cada semana é revelado um “escândalo novo” para encobrir o da semana anterior. Quer alguns exemplos? Alguém lembra dos cartões corporativos? E os desvios da Sudene e Sudam? A violação do painel eletrônico do Senado? A utilização indevida das passagens aéreas paga pelo Congresso? O aumento do salário dos deputados e senadores? A compra/venda de votos dos deputados? Acredito que já basta... e isso não é nem um por cento dos escândalos políticos dos últimos 15 anos. Mas a partir dessa informação quero te fazer uma pergunta: ao ver essas notícias, qual a sua reação?
Infelizmente essas notícias nos entristecem, até porque eles são nossos representantes. Fomos nós que os elegemos! Por outro lado, percebemos que esse problema não é exclusivo do Brasil e nem, tão pouco, do nosso tempo. Lembra do texto bíblico citado acima. Com certeza Paulo alertava a Tito para um problema, semelhante aos de hoje, que ocorria na Comunidade de Creta. O mesmo texto, nos mostra como solucionarmos o problema: Planejar a escolha dos representantes.
O planejamento é fundamental para alcançarmos um objetivo, seja onde for (casa, trabalho, sociedade, igreja, grupo, etc...)! Na política não é diferente! Sempre escuto: “Nunca haverá mudança na política! Sempre será a mesma roubalheira e por esse motivo as pessoas não se preocupam com a política”. Essa atitude, de não se preocupar com a política, é um planejamento cujo objetivo é que as coisas permaneçam como estão. Muito fácil de ser alcançado! Essas pessoas merecem todo o respeito, pois são as únicas que alcançam plenamente seus objetivos, apesar de estarem contribuindo para um mal enorme.
Como acredito que você não é uma dessas pessoas, faço-lhe um convite: VAMOS PLANEJAR UM BRASIL POLÍTICO MELHOR!
Isso é um objetivo de longo prazo, mas o primeiro passo deve ser dado imediatamente, para que possamos realmente construir o Reino de Justiça, Paz e Amor. Estamos a quatorze meses da eleição para o executivo (presidente e governadores) e legislativo (2/3 dos senadores, 100% dos deputados federais e estaduais) e esse é o momento de nos prepararmos para a escolha dos nossos representantes. Para tanto, apresento uma proposta de escolha de candidatos, que gostaria que fosse analisada por você:
1º passo - Excluir da escolha todos os candidatos que já exerceram cargo político por duas vezes ou mais, tanto no executivo como no legislativo (você já eliminou mais 80% dos candidatos);
2º passo - Excluir os candidatos (legislativo e executivo) que possuam pendências jurídicas (você pode estar pensando: “toda a pessoa é inocente até que se prove o contrário.”, concordo, mas o fato é que se você prestar um concurso público, for aprovado e estiver com alguma pendência jurídica sua inscrição é automaticamente cancelada. Então o critério tem que ser o mesmo para exercer um cargo político);
3º passo - Procure conversar pessoalmente com os candidatos que você escolheu (principalmente aos cargos do Legislativo). Pergunte sobre o plano de governo dos partidos e como eles pretendem formar as equipes de assessoria, se forem eleitos.
4º passo - Comece a pensar na possibilidade de ser um candidato. Esse país necessita do seu comprometimento.
5º passo - Anime seus familiares, amigos e conhecidos a fazerem o mesmo.
Acredito que esses passos são iniciais e devem ser completados, então, peço sua ajuda para ampliá-los! Sei que uma dúvida paira no ar: Será que vai dar certo? Isso eu não posso afirmar! Pode até não dar certo, mas se não tentarmos como saberemos? Um grande abraço e aguardo sua crítica!
Hernane M. Ferreira
Obs.: Você legionário deve estar lembrando da página 290 do manual da Legião de Maria onde diz que: “Nenhum centro legionário permitirá que a sua influência e os locais à sua disposição sejam utilizados para fins políticos ou a favor de algum partido político.”, e deve estar com receio sobre esse assunto. Pode ficar sossegado, não pretendo apresentar nenhum candidato ou partido político nesse espaço, mas ao mesmo tempo não posso calar-me diante das injustiças e do descaso de nossos “políticos profissionais”. Esse Newsletter foi criado para nos auxiliar na santificação, e a santificação é alcançada através da conversão. Conversão de uma sociedade de morte em sociedade de “VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA!” (cf. Jo 10,10).