Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Onde está teu irmão?


Irmã/o que a Paz de Nosso Senhor esteja sempre contigo! Nesse ano de 2019 comemoramos 110 anos do nascimento do profeta da paz, Dom Helder Câmara. Que maravilha e quanta tristeza! Devido aos vários acontecimentos, que nos remetem a dor da perda e que necessitam de severa reflexão, acabamos deixamos de lado a celebração da vida desse nosso pastor.
Acaso vivo estivesse, Dom Helder estaria rezando junto com os familiares das vítimas. Como cristãos, devemos agir da mesma maneira que o Profeta da Paz. Então, rezemos pedindo que Deus derrame suas graças, pelas mãos da Mãe dos Aflitos, para que console o coração dos familiares das vítimas e os mantenha firme na fé.
Orar pelas pessoas é muito bom para todos, entretanto devemos fazer mais! A Bíblia nos diz que “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jr 1,5). Então é nosso dever, como batizados, questionar as causas desses acontecimentos, que não são e nem devem ser considerados meros acidentes:
  • A “Guerra” entre o poder público e as facções criminosas no Ceará continua, entretanto o governo federal retirou seu efetivo policial devido a divergências políticas entre os Governos local e federal;
  • Rompimento da barragem em Brumadinho/MG, com mais de 150 mortes confirmadas e mais de 180 pessoas desaparecidas e devido ao dejeto de metais e lama que chegaram aos rios, muitos animais silvestres estão morrendo por não terem água e alimento. A tribo indígena e demais habitantes do local perderam suas plantações e acesso à água. Os rios estão assoreados e morrerão em breve, caso nada seja feito;
  • Mortes causadas pelo desabamento devido às chuvas no Rio de Janeiro, assim como em diversas cidades, são notícias constantes. Ano após ano nada é feito para solucionar e, para piorar a situação o governo destinou 0% (zero por cento) dos nossos recursos (impostos) para a moradia;
  • Incêndio no alojamento de um clube de futebol no Rio de Janeiro resulta na morte de 10 jovens que nos entristece, mas não é surpresa! Quantas vezes escutamos entrevistas onde jogadores dizem que dormiam sob a arquibancada, no vestiário, no alojamento com apenas o básico? O mesmo continua acontecendo!;
  • Entre muitos outros casos que não ficamos sabendo, devido ao decreto que veta o acesso às informações e aos interesses financeiros e politiqueiros das grandes empresas de comunicação.

É nosso dever apontar os erros que ceifam a vida e a dignidade de milhões de pessoas, cobrando mudanças. Mas também é nosso dever apontar o caminho que leva a vida em abundância a todos! Somos todos irmãos que habitam uma Casa Comum e apenas com o comprometimento com a vida plena acabamos com o círculo da morte.
Dom Helder certa vez disse: “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista.” para mostra que o cristão até pode ter suas atitudes confundidas com questões partidárias, mas estará sempre acima do partidarismo buscando construir o Reino de Justiça, Paz e Amor.
Salve Maria!
Hernane Martinho Ferreira
Praesidium Mãe dos Pequeninos
Comitium Stella Maris – Vila Alpina - São Paulo