Não tenho pretensões

Meus escritos e minhas opiniões podem valer R$0,01 mas se a juntarmos a de 200.000.000 de pessoas desse país, debatermos com respeito e trabalharmos por aprimorá-las, com certeza poderemos construir um país melhor para todos! Venha debater!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Está faltando água! E ela vai acabar..

Amada irmã, Amado irmão, Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!!!

Estamos próximos da festa mais importante da Igreja Católica: a Páscoa da Ressurreição de Jesus! É um grande motivo para festejarmos, mas devemos lembrar que a Festa só tem início se todas as pessoas forem convidadas a participar!!!

Nesse mês iniciamos uma nova coluna em nosso Boletim Eletrônico Legiornal: Ecologia. E, para iniciar essa, resolvi falar da nossa responsabilidade sobre a utilização da água. Em 2004 a Igreja no Brasil desenvolveu, na Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e água”, com o lema: “Água fonte de vida”, uma proposta de reflexão sobre a responsabilidade na utilização da água. Passados cinco anos percebemos que ainda há muito a ser feito e conscientizado. Vamos refletir sobre as informações abaixo, que foram extraídas do site: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/ agua/voce_sabia_aguas

Você sabia que...

Que menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo?

Que em todo mundo, a irrigação na agricultura responde por cerca de 70% do consumo de água; 20% vão para a indústria; e os 10% restantes destinam-se ao uso doméstico? E que no Brasil o consumo é igual?

Que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada menos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui.

Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso a água?

Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios?

Que o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é a maior área úmida continental do mundo?

Que a Amazônia abriga as mais extensas florestas alagadas do planeta?

Que em todo mundo, cerca de 10 milhões de mortes anuais resultam de doenças intestinais transmitidas pela água?

Que 70% das internações hospitalares do Brasil são causadas por doenças relacionadas à água?

Que em São Paulo, 70% da poluição das águas é de origem doméstica e 30% de origem industrial?

Que em todo o mundo, as enchentes causam perdas econômicas de cerca de cinco bilhões de dólares?

Que o mau uso do solo nas regiões ribeirinhas é o maior causador das enchentes?

Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?

Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água?

Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?

Estudos recentes apresentados no V Fórum Mundial da Água, realizado em Istambul, na Turquia, no último mês de março, apresentam a triste constatação de que no breve ano de 2025, metade da população mundial não terá acesso a água potável. Então temos 15 anos para nos preocupar. Certo? Extremamente errado!!! A defesa dos recursos hídricos está ligada diretamente à defesa da Vida. É dever de todo Cristão defender a natureza e os recursos hídricos. Mas para isso, nossas atitudes devem ser alteradas imediatamente! Não precisamos fazer extremos sacrifícios, mas temos que ter responsabilidade na utilização dessa necessidade humana.

Plantar árvores nas calçadas e quintais de nossa casa, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, não usar a mangueira para “varrer” o quintal ou a calçada, utilizar baldes de água para lavar carros, quintais e calçadas, armazenar água da chuva para regar plantas (lembre-se de que o local de armazenamento deve ser bem vedado para não criar o mosquito da dengue) são pequenas atitudes que colaboram na redução do consumo. Além disso, é necessário que assumamos o nosso lado cidadão escolhendo governantes compromissados com a defesa da vida humana e cobrarmos, desses governantes e de cada um de nós, atitudes que realmente satisfaçam a defesa da Vida.

Para mais informações sobre como usar conscientemente a água, visite os sites: www.wwf.org.br ; www.greenpeace.org.br entre outros.

Somente para completar: Em um estudo, apresentado na REDETV! em seu telejornal noturno, foi afirmado que mantendo-se o consumo atual, a cidade de São Paulo passará do racionamento para a escassez de água no ano de 2015 (daqui apenas seis anos), como a emissora não informou quem havia realizado a pesquisa, não posso afirmar se é correto. Mas é só lembrar que a SABESP está em negociação com uma Estância Hidromineral para fornecimento de água, esse pode ser um sinal de que o estudo é verdadeiro.

Preservar a Água é defender a Vida!

Hernane M. Ferreira